O envolvimento da WEB é importantíssimo em todo o ciclo de marketing, sendo que para cada etapa existem ações específicas, rentáveis e práticas para atingir os objetivos esperados.
Com a internet, marcas e produtos têm liberdade e interação única de um meio que se consolida como uns dos principais canais de comunicação. Campanhas podem ter diversos objetivos, como aumentar o reconhecimento da identidade da marca, gerar experimentação, fornecer informações mais detalhadas sobre produtos e serviços, criar banco de dados próprio para ações específicas com metas qualificadas, que somente a internet é capaz de atingir com absoluta precisão. Reduzir custo de marketing substituindo parte do investimento de outras mídias pelo investimento em mídia online, realizar pesquisas para saber o índice de satisfação de seu consumidor, gerar tráfego em seu site, criar comunidades ao redor de seu produto, identificar interesses dos consumidores e tendências de mercado através de ações piloto com baixo índice de dispersão e interatividade total, gerar tráfego em loja física aumentando as vendas através de promoções e descontos exclusivos dispostos aos internautas.
Alguns estudos realizados pela PROVSUL com base em resultados divulgados por institutos de pesquisa para a área de comércio e marketing eletrônico, destacamos alguns dos principais pontos abordados por essas pesquisas os quais achamos necessário enunciá-los para um melhor entendimento, solidificação e credibilidade daquilo que pretendemos como “consultoria e assessoria” em ambiente WEB.
» Garantia de audiência
» Resposta imediata ao estímulo de compra
» Otimização das campanhas em tempo real
» Troca simplificada e ágil de material
» Relatórios completos e exatos sobre as campanhas
» Geração de cadastro
» Capacidade de personalizar a comunicação
À medida que cresce o número de internautas e o consumo via internet, cresce também a verba investida em publicidade para influenciar esses consumidores.
A internet cresce em importância também quando comparada aos outros meios. O valor percentual da verba investida na internet em relação ao total dos investimentos em publicidade aumenta ano a ano.
Esses investimentos justificam-se ao considerarmos que o anúncio online, além de poder influenciar o comportamento dos consumidores também fora da rede, é o único que pode se converter em venda imediata.
Entre todas as mídias, a internet conta com o maior percentual de incremento de verba previsto. A maior parte dos recursos terá origem na migração dos orçamentos das mídias tradicionais.
Os investimentos online aumentam mais que nos outros meios. A internet também vem ganhando das mídias tradicionais no tempo gasto pelo usuário na busca por informação aumentando o impacto da internet sobre outras mídias no cenário da disputa pelo tempo do usuário.
Que a internet é, mais do que nunca, a “fronteira” de negócios, não há dúvidas.
Nos últimos 10 anos, o varejo virtual cresceu aproximadamente 62% enquanto o varejo convencional cresceu apenas 6%.
Hoje, qualquer pessoa do mundo pode conhecer uma empresa com apenas um clique. Mas com tantos sites funcionando como fazer para que sua página seja vista, lida e reconhecida pelos consumidores?
Esse é um dos maiores desafios.
Para especialistas, simplesmente estar no ar não é o suficiente. Sites no modelo “cartão de visitas”, que reúnem informações básicas sobre a empresa e seus produtos, acabam sendo ignorados pelos e-consumidores. A palavra de ordem é “interação”.
Pesquisas recentes do Comitê Gestor da Internet do Brasil, apontam que aproximadamente 81,6% dos brasileiros com mais de 10 anos tem acesso à internet em casa. Outro ponto importante do levantamento, segundo o IBGE, são os dados sobre os tipos de conexão. A banda larga móvel hoje é de 81,2% e a banda larga fixa é de 77,9%. A proporção de usuários que contam com os dois tipos de conexão é de 59,2%. Ao contrário do que se pensa, a WEB não é dominada por adolescentes, mas por pessoas com mais de 30 anos, com poder aquisitivo e vontade de consumir.
Pelo menos 27,5% dos brasileiros faz pesquisas na internet com objetivo de compra e desse universo, 49,2% efetiva digitalmente o negócio.
O investimento no marketing digital é uma realidade e deve fazer parte do plano estratégico de qualquer empresa que queira alvancar seus negócios ou mantê-los no topo.
Destacamos a seguir, seis pontos fundamentais para sites que disputam a atenção dos clientes:
» Público alvo e o que ele quer da sua empresa na internet
» Capacidade de ser encontrado
» Usabilidade
» Inteligência na internet
» Interatividade
» Manutenção
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